O vocalista e multi-instrumentista Ian Anderson, do Jethro Tull, afirmou estar com uma problema de saúde incurável - a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). A revelação foi feita em entrevista ao "The Big Interview", da AXS TV, com transcrição da revista Prog.

O músico de 72 anos contou que o diagnóstico foi obtido há alguns anos. Foi a primeira vez que ele falou a respeito da doença em público.

"Vou contar uma coisa que nunca contei a ninguém publicamente antes: estou sofrendo de uma doença pulmonar incurável que foi diagnosticada há alguns anos. Sofro com ela. Tenho o que chamam de 'exacerbações' - períodos em que uma infecção se torna uma bronquite grave e dura umas duas ou três semanas", afirmou.

Ele explicou que a DPOC faz com que os pulmões do paciente percam parte da capacidade de oferecer oxigênio ao corpo e apontou qual seria uma das principais razões em seu caso. "Passei 50 anos da minha vida no palco entre aquelas coisas malditas que chamo de máquinas de fumaça. Hoje, chamam aquilo de hazers, como se alguém fosse inocente e não soubesse que aquilo danifica seus pulmões. Acredito que aquilo seja uma parte significativa do problema que tenho", disse, em menção aos aparelhos que disparam gelo seco ou outros tipos de fumaça durante shows.

Apesar disso, Anderson disse que não sofre de exacerbações há 18 meses e está sendo medicado. "Se eu estiver em um ambiente razoavelmente livre de poluição, em termos de qualidade de ar, eu fico bem. Porém, meus dias estão contados", afirmou.

O líder do Jethro Tull destacou que a doença ainda não está em um estágio que interfira em sua rotina. "Ainda consigo fazer o que faço", disse.

O prognóstico, segundo Ian Anderson, é "lutar de todas as formas". "É seguir usando todo o poder de seus pulmões enquanto tiver sorte e levar isso ao limite. No momento em que você diz que não consegue mais lutar contra isso, você vai ladeira abaixo", afirmou.

Pesquisa, Redação e Edição: Carlos Martins

Por Igor Miranda

Fonte: AXS / Prog

Foto: Reprodução