Klaus Meine comentou a informação surgida há alguns dias que "Wind of Change" do Scorpions teria sido composta pela CIA como uma forma tardia de propaganda da Guerra Fria.

Esta teoria surgiu em um podcast de mesmo nome, que estreou no Spotify no dia 11 de maio e é comandado pelo jornalista nova-iorquino Patrick Radden Keefe, que alega ter recebido esta informação de um amigo que trabalhava para a CIA, e que a canção teria sido feita com objetivo de encorajar as mudanças que acabariam acontecendo envolvendo a então União Soviética.

Klaus comentou o assunto em conversa com o jornalista Eddie Trunk: "No começo deste ano, eu dei uma entrevista para um cara chamado Patrick Keefe. Ele veio de Nova Iorque para me entrevistar na Alemanha. E, se não me engano, mais tarde ele falou ao telefone com Matthias (Jabs, guitarrista). A conversa girava sobre a participação do Scorpions no Moscow Music Peace Festival (1989), sobre 'Wind Of Change'. Era um cara muito simpático e legal. E no meio da entrevista ele mandou 'Klaus, você ouviu a história que 'Wind Of Change' teria sido escrita pela CIA?' Rachei o bico de dar risada e disse pra ele 'Então, meu camarada, você sente que está entrevistando um compositor ou um espião?' (risos). Foi muito bizarro, e ali que eu conheci esta história, que saiu no podcast agora em maio".

Ele continua: "Estes caras são muito criativos e profissionais, e do jeito que eles conduziram a história, fica parecendo uma série da Netflix, né? Mas é isto, é um podcast e muitos vão acreditar. É uma ideia fascinante e diversão garantida, mas não é verdade".

A princípio Meine achava que o jornalista estava fazendo uma piada. "Mas quando ele falou sobre a CIA, percebi que era sério, e ele passou um bom tempo pesquisando o tema, a ponto de ter vindo entrevistar o autor. Muito divertido e, como eu disse, uma história muito louca, mas definitivamente não é verdade. Como vocês dizem aí na América, trata-se de fake news".

Pesquisa, Redação e Edição: Carlos Martins

Por Bruce William

Fonte: Blabbermouth

Foto: Reprodução