A partir do fim da década de 70, o Black Sabbath passou por incontáveis mudanças de formação. As duas primeiras foram a entrada do vocalista Ronnie James Dio, em 1979, substituindo Ozzy Osbourne; e do baterista Vinny Appice, em 1980, na vaga de Bill Ward.

O que chamou atenção, porém, é que Dio e Appice deixaram o Black Sabbath juntos, em 1982, com o lançamento do álbum ao vivo "Live Evil". Em entrevista ao Ultimate Guitar, o baterista relembrou da ocasião e explicou a razão para a saída.

Antes, Vinny Appice se recordou das gravações do álbum "Mob Rules" (1981), o primeiro com ele na bateria. Bill Ward registrou o anterior, "Heaven and Hell" (1980), mas saiu no meio da turnê.

"Sempre diziam no Black Sabbath que eu estaria ali até Bill Ward voltar. E tudo bem para mim. Passaram-se semanas, meses, e não parecia que Bill Ward iria voltar. Fui convidado para gravar uma trilha com o Sabbath para o filme 'Heavy Metal' (1981), na casa de John Lennon, que tinha um estúdio. Na época, Ringo Starr era o dono, pois John havia sido assassinado. Era uma grande mansão, miuto legal. Foi aí que a música 'The Mob Rules' foi feita. Criamos naquela época".

Appice comentou que todos gostaram do trabalho feito por ele na faixa "The Mob Rules". Foi quando veio a sensação de que ficaria no Black Sabbath. "Depois disso, tiramos um tempo, depois voltamos a ensaiar e tocávamos juntos por 4 ou 5 horas. Tenho todos os riffs que Tony Iommi (guitarrista) gravava naquela época. Foi assim que concebemos o álbum 'Mob Rules'. Nada havia sido gravado antes. Tocamos, selecionamos as partes que curtimos, Ronnie pensava nas letras e melodias, e foi isso", disse.

Pesquisa, Redação e Edição: Carlos Martins

Por Igor Miranda

Fonte: Ultimate Guitar

Foto: Reprodução