O baixista Canisso revelou que as atividades do Raimundos estão suspensas, no que diz respeito a ele, após as publicações sobre política feitas pelo vocalista e guitarrista Digão. A informação foi publicada no próprio perfil de Twitter do músico.

Um fã perguntou a Canisso "como está sendo trabalhar os assuntos referentes à banda tendo opiniões tão diferentes". O baixista, então, respondeu: "Está TUDO suspenso. Pelo menos no que diz respeito a mim. O clima que já estava ruim piorou de vez".

Em outra mensagem, um fã divulgou um longo texto para dizer que apoiou o Raimundos em uma série de ocasiões, incluindo o financiamento coletivo do álbum "Cantigas de Roda", mas que não fazia sentido o Digão se manifestar como conservador sendo um representante do punk rock e hardcore. "É uma grande cara de pau do Digão assumir que os fãs do Raimundos não conheçam a história do punk. Canalhice intelectual querer passar nas entrelinhas que o fato do Johnny Ramone ter sido republicano/conservador se traduza como a opinião majoritária (ou bem vista) no punk rock", disse o admirador.

Canisso compartilhou o texto e complementou: "Muito bom. Mas você sabe que não é pra mim que você tem que dizer isso, né?".

Para outros fãs, Canisso reforçou que as atividades estão suspensas, mas não encerradas, e que todos temos pessoas próximas com as quais discordamos politicamente. "Só não podemos levar pro lado pessoal e rompermos nossos laços com eles por causa disso. A melhor coisa a fazer é se afastar. Se formos importantes para eles, vão nos procurar pra resolver", afirmou.

Há algumas semanas, no período em que Digão divulgou suas declarações, Canisso já havia se posicionado de forma contrária, destacando que a posição do frontman não representa a dos demais integrantes. O baixista chegou a compartilhar algumas provocações.

"Brother, nenhuma opinião política, religiosa, esportiva, ou sobre QUALQUER assunto de qualquer integrante da banda nunca vai representar a opinião da BANDA, fique tranquilo, ele não representa nossa opinião, PONTO", disse Canisso, em uma postagem.

Ao divulgar uma publicação já apagada de um internauta, ele declarou: "Não fiz banda com ninguém que tivesse essa opinião. Sou dono também, não vou sair da banda da qual tenho tanto orgulho e deixar de graça pra ele. É o que querem?".

Um fã disse: "Imagina tu ter mais de 30 anos de história com uma banda e ter que ficar explicando que as merdas que o teu colega fala não têm nada a ver contigo/ela". O baixista chegou a opinar que Digão está "surtando", ao responder: "Exato. Pensei que o isolamento lhe faria bem, mas o maluco tá surtando".

Outro internauta comentou: "Esses teus parceiros e ex's parceiros de banda só fodem com tudo". Canisso apenas reagiu com: "Né?".

A polêmica com Digão

Digão causou controvérsia ao manifestar algumas opiniões políticas no último mês. O vocalista e guitarrista do Raimundos comparou a situação atual dos governos, em meio à pandemia do novo coronavírus, com uma "amostra grátis de comunismo". Após dividir a opinião do público, o frontman do Raimundos disse que prefere ouvir a opinião dos músicos do Ramones, que criticavam correntes de esquerda, e chegou a desafiar internautas a encontrarem posts em que ele estivesse defendendo o presidente da República, Jair Bolsonaro.

O texto inicialmente publicado na rede social Instagram, com fundo de foice e martelo, diz: "Está gostando do comunismo? Governantes mandando você fechar. Toque de recolher. Proibido ir em certos lugares. Liberdade limitada. Comida limitada. Medo provocado por mídias. Sua empresa não é exatamente sua, abre e fecha quando eles querem. Não pode visitar familiares. Se tem opinião contrária pode ser preso. Se for ao mar vai ser preso. Soltam criminosos e prendem inocentes. Aproveite a amostra grátis de comunismo e lute para que não se torne permanente".

Pesquisa, Redação e Edição: Carlos Martins

Por Igor Miranda

Fonte: Whiplash

Foto: Reprodução