Brian May, do Queen, foi eleito o maior guitarrista de todos os tempos pelos leitores da revista britânica Total Guitar, "batendo" nomes como Jimi Hendrix, Eddie Van Halen, Eric Clapton, Jimmy Page e outros.

O próprio Brian, 72 anos de idade, disse para a revista que estava atônito e que foi algo "completamente inesperado". "Claro que estou muito emocionado que as pessoas sintam isto sobre mim, mas não tenho ilusões que, tecnicamente falando, eu sequer faça parte da lista dos grandes guitarristas. Acho que isto tem mais a ver com o jeito que eu atinji as pessoas, o que significa muito pra mim. Mas nunca me passou pela cabeça achar que sou um grande guitarrista no sentido de ser virtuoso, apenas tento tocar com meu coração".

May reforçou a estranheza de superar Hendrix no topo da lista: "Jimi é, obviamente, meu número um, sempre foi. Pra mim ele é sobre-humano, como se tivesse vindo de um planeta alienígena, e nunca vou compreender como ele fez aquilo. E sempre que o ouço fico abismado e aturdido, chego a ter vontade de desistir da guitarra pois não consigo atingir aquele nível. Nunca deixo de aprender algo com Jimi". E por fim, ainda comenta a influência recebida de Page: "Ele é praticamente da minha geração e frequentamos a mesma escola primária, mas acho que ele é dois ou três anos mais velho, o que faz muita diferença quando você é criança. E curiosamente hoje em dia moramos perto um do outro. Eu o considero o mestre das invenções, é o que posso dizer. E foi um dos pilares pilares na criação do heavy rock. Nunca me canso de ouvir os álbuns do Zeppelin. É engraçado pois ambos éramos garotos fazendo o nosso máximo possível e esperando um dia nos tornar rockstars, e lembro que quando ouvi 'Communication Breakdown' e 'Good Times Bad Times' eu fiquei com aquela sensação de que ele estava fazendo o que eu queria fazer, portanto eu precisava me empenhar mais".

Pesquisa, Redação e Edição: Carlos Martins

Por Bruce William

Fonte: Blabbermouth

Foto: Reprodução