O CPM 22 anunciou, pelas redes sociais, o afastamento do baterista Ricardo Japinha. A confirmação foi feita, nesta quarta-feira (10), devido aos "últimos acontecimentos" relacionados ao músico, onde uma conversa do músico, com uma fã de 16 anos, vazou.

"Após os últimos acontecimentos, decidimos pelo afastamento do nosso baterista, Ricardo Japinha, reafirmando nossa posição de não compactuar com atitudes desrespeitosas com quem quer que seja. A banda continua", diz a nota.

As conversas em questão, datadas de 2012, foram divulgadas na página Exposed Emo, em que mulheres denunciam, anonimamente, supostos assédios e abusos sexuais de músicos das bandas de rock do Brasil, especialmente as do chamado emocore. Na maioria das situações, são divulgados apenas relatos, mas no caso de Japinha, prints das conversas também foram revelados.

O caso ganhou repercussão adicional nas redes sociais após o baixista Fernando Sanches ter divulgado que deixaria o CPM 22. O motivo não foi revelado, mas como a banda havia anunciado que estava até trabalhando em um novo álbum recentemente, fãs começaram a debater se o caso envolvendo Japinha teria relação com a saída de Fernando.

O CPM 22 foi formado em 1995 e Ricardo Japinha se tornou o baterista em 1999, substituindo Santiago. A banda segue com o vocalista Badauí e os guitarristas Luciano e Phil. Os novos baixista e baterista não foram anunciados.

Japinha fala sobre o assunto

Pelas redes sociais, Japinha havia publicado um comunicado em que declarava: "Quem me conhece, de verdade, sabe da minha índole e do meu caráter, e que jamais agiria com o intuito de machucar alguém, seja física ou psicologicamente. Abomino qualquer forma de desrespeito ou abuso contra quem quer que seja".

Pesquisa, Redação e Edição: Carlos Martins

Por Igor Miranda

Fonte: Whiplash

Foto: Reprodução