A rua Penny Lane, que inspirou a música de mesmo título dos Beatles, pode ter seu nome alterado caso seja comprovada uma suposta ligação do nome com o comerciante de escravos James Penny. A informação foi confirmada pelo site Sky News.

A discussão a respeito do nome da rua, localizada na cidade britânica de Liverpool, existe há um bom tempo, mas foi retomada após terem início os protestos nos Estados Unidos contra a violência policial diante da comunidade negra. As manifestações começaram após George Floyd, um homem negro, ser asfixiado até a morte por um policial branco, e se espalharam por vários países, incluindo o Reino Unido.

Em meio a protestos recentes em Liverpool, a rua chegou a ser vandalizada, com a palavra "Penny" sendo apagada e substituída por "Racist" ("racista"), o que transformou o nome "Penny Lane" ("rua de Penny") para "Racist Lane" ("rua racista"). Diante disso, o prefeito Steve Rotherham afirmou que o nome da rua pode ser alterado se a conexão com James Penny for provada.

"Se a rua ser chamada Penny Lane for uma consequência direta ligada a James Penny, isso precisa ser investigado. Algo precisa acontecer e eu diria que essa rua tem chances de ser renomeada", afirmou ele, destacando, ainda, que as evidências em questão não foram apresentadas até o momento.

"Imagine não ter uma Penny Lane e a música dos Beatles não ser sobre um lugar. Não acredito que isso seja ligado a James Penny", complementou o prefeito, citando que já pesquisou um pouco sobre o assunto e destacou que o nome pode ser oriundo de um pedágio que era pago para atravessar a rua (o termo "penny" também significa "moeda" ou "centavo").

A historiadora Liz Makinson, conselheira de Liverpool, publicou um vídeo afirmando que há várias possíveis origens para o nome "Penny Lane", mas que nenhum deles tem relação com James Penny. O Museu Internacional da Escravidão de Liverpool também alega que não há evidências que ligam o comerciante de escravos com a rua.

A música "Penny Lane" foi lançada pelos Beatles como single em fevereiro de 1967. A canção chegou a público em formato de single com lado A duplo - ou seja, duas faixas em destaque -, ao lado de "Strawberry Fields Forever".

A intenção era incluir "Penny Lane" no álbum "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band" (1967), mas acabou sendo divulgada como single para satisfazer a demanda da gravadora por algo novo. Tornou-se um clássico da banda, mesmo sem constar em nenhum de seus discos.

Pesquisa, Redação e Edição: Carlos Martins

Por Igor Miranda

Fonte: Sky News

Foto: Reprodução