Uma carta inédita de Michael Jackson, cantor pop falecido em 2009, traz comentários sobre Elvis Presley, Beatles e Bruce Springsteen. O texto foi redigido pelo artista em junho de 1987 e descoberto só agora, conforme publicado pelo site do tabloide The Sun.

A carta tem o racismo como tema principal. "Ao longo da história, homens brancos sempre marcaram a história colocando os brancos acima de negros, como Elvis sendo o rei do rock, Springsteen sendo o 'chefe' ('the boss') e Beatles sendo os melhores", reflete Michael, inicialmente.

Em seguida, o Rei do Pop questiona os "títulos" oferecidos a esses artistas. Ele diz que Elvis Presley "não era rei" e que iria mostrar a Bruce Springsteen "quem é o chefe", em referência ao apelido dele, "The Boss" ("O Chefe").

O artista reconhece, ainda, que os Beatles "eram bons, mas não eram melhores cantores ou dançarinos do que os negros". Críticas são feitas à imprensa, que "fazem o público acreditar em tudo o que a mídia deseja".

Motivado a fazer a diferença, Michael Jackson afirma que irá "mudar tudo" a partir daquele momento, usando o poder de suas músicas, dança, visual e total reclusão em um mundo misterioso. "Vou governar como o Rei", afirma.

Pesquisa, Redação e Edição: Carlos Martins

Por Igor Miranda

Fonte: Whiplash

Foto: Reprodução