Fortaleza deve ter 69 feiras livres com suporte de banheiros químicos para uso dos comerciantes e clientes, como propõe licitação aberta nesta segunda-feira (21) pela Secretaria Municipal Da Gestão Regional (Seger) com orçamento de R$ 4,2 milhões. Os equipamentos devem ser instalados, higienizados e desmontados entre 6h e 15h, nos dias de funcionamento das bancas.

Deve ser disponibilizado um banheiro para cada grupo com 20 feirantes, sendo 10% da oferta de equipamentos adequados para pessoas com deficiências. “As feiras livres necessitam de um suporte mais eficiente quanto à manutenção da higiene e limpeza, especialmente, porque ocorrem por todo o Município e pelo fato da grande circulação de pessoas. Vale salientar que essa problemática são questões antigas”, justifica o documento.

Fiscalização

Desde maio, a Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) informa que realizou 90 fiscalizações em feiras de rua, responsável por dar apoio à ações de dispersão das forças de segurança do Ceará e de Fortaleza. "Com a liberação da realização de feiras poderão ser realizadas novas operações integradas, entre estado e município, com o apoio da Agefis", destaca.

Para denunciar casos de descumprimento das medidas sanitárias, a população pode contactar os órgãos oficiais por meio do telefone 190, segundo a Agefis.

Pesquisa, Redação e Edição: Carlos Martins

Por Redação

Fonte: Diário do Nordeste

Foto: Fabiane de Paula