Nesta segunda-feira (5), 116 postos de saúde em Fortaleza iniciam a campanha de vacinação contra a Poliomielite até o dia 30 de outubro. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, todas as crianças entre um ano e cinco poderão atualizar os esquemas vacinais e receber duas gotinhas da vacina Pólio, com intuito de proteger contra casos de paralisia infantil.

A vacina será disponibilizada das 7h30 às 18h30, de segunda à sexta-feira, nas unidades de saúde da Capital. Aos sábados e domingos, das 8h às 16h30, o atendimento ocorre nos postos de saúde Paulo Marcelo e Messejana. Segundo o Ministério da Saúde, o objetivo é de chegar a uma taxa de 95% de vacinação entre as crianças dessa faixa etária.

Neste período, o intuito também será colocar em dia a carteira de vacinação de crianças e adolescentes (0 a 14 anos, 11 meses e 29 dias) com a multivacinação. Exatamente por isso, a Secretaria Municipal da Saúde de Fortaleza afirma ser importante que os pais levem o cartão de vacinação para atualização.

Apesar de o Brasil não registrar casos de Poliomielite desde 1989, vale lembrar que a doença é infectocontagiosa aguda, causada pelo Poliovírus, e possui gravidade extremamente variável. Conhecida como “paralisia infantil”, a doença acomete, na maioria das vezes, crianças

Pesquisa, Redação e Edição: Carlos Martins

Por Redação

Fonte: Diário do Nordeste

Foto: Agência Brasil