De uma inspiração surgiu uma paixão e um time de futebol feminino especial, que integra meninas, mulheres e mães. O time Sereias da Vila, do bairro Sabiaguaba, em Fortaleza, criado há dois anos, é o ponto de encontro delas para o lazer, se socializarem e, claro, fazer o que mais gostam, que é jogar futebol.

As jogadoras do Sereias da Vila, treinam de terça-feira à sexta-feira e jogam amistosos ou torneios amadores aos domingos. A capitã, Margarida Gonçalves, resume a importância social do time para a comunidade, tirando algumas das meninas do mundo das drogas. "A ideia é sempre estar presente na comunidade, de interagir com as meninas que querem jogar futebol, que querem um lazer. O time recebe mulheres de 16 a 33 anos, muitas delas são até mães, trabalham e aqui há muito respeito, confiança e amizade. Nosso time está crescendo e nenhuma aqui vai desistir dos seus sonhos. Tem menina que já foi usuária (de drogas), mas abriu mão do vício, de viver na rua. Conseguimos tirar muitas desses caminhos. Aqui é o melhor lugar para ficar com a mente ocupada", diz.

Sonho com o futuro

Mesmo no campo de areia, praticamente sem grama e muito irregular, as meninas esperam chamar a atenção de algum olheiro de um clube profissional e seguir o sonho de jogadora. Elas se espelham em jogadoras como a atacante Cristiane, da Seleção Brasileira e do Sereias da Vila "original", o time feminino do Santos, um dos maiores vencedores da modalidade.

Pesquisa, Redação e Edição: Carlos Martins

Por Vladimir Marques

Fonte: Diário do Nordeste

Foto: Camila Lima