Já são pouco mais de sete meses de pandemia de coronavírus no Ceará e mais de 269 mil casos confirmados da doença. Nesse tempo, a incidência da Covid-19 varia entre as faixas etárias, mas uma das tendências que se mantém é o aumento da proporção de pessoas jovens contaminadas. Análise feita pelo Sistema Verdes Mares, a partir dos registros do IntegraSUS, sobre pessoas doentes por grupos etários (a cada 10 anos), aponta que, se no começo da crise sanitária, em março, os jovens de 20 a 29 anos eram o quarto grupo populacional mais infectado, hoje, são o segundo.

Pessoas entre 30 e 39 anos são, proporcionalmente, as que mais testaram positivo para a doença, desde o início, no Estado, e assim permanece. Já entre as de 20 até 29 anos, em março, a cada 100 confirmações, 13 eram de pessoas desse grupo. Agora, a cada 100 infectados, 17 estão nessa faixa.

Estudante testou positivo após aulas práticas

Um dos jovens que, mesmo atento às medidas de higiene e de distanciamento físico, testaram positivo para a Covid-19 foi o estudante Yan Botelho, 21 anos, no dia 4 de outubro. "Eu só saía de máscara, com álcool em gel, acredito que tenha me contaminado na semana anterior. Eu tive aulas práticas, mas com todos os cuidados, tive que sair de casa, cheguei a ver alguns amigos, mas ninguém mais adoeceu", lembra. Por quase uma semana persistiram febre, dor de cabeça, no corpo e na garganta, tosse seca e oscilação do olfato.

Pesquisa, Redação e Edição: Carlos Martins

Por Ana Beatriz Farias /Thatiany Nascimento

Fonte: Diário do Nordeste

Foto: Helene Santons