Dois parques ecológicos do Estado do Ceará estão na mira para privatizações propostas pelo Governo Federal: Jericoacoara e Ubajara. Após viabilização do primeiro, Ubajara deverá ter um estudo econômico patrocinado pelo Ministério do Turismo (MTur), articulado pela chefia do Parque Nacional. Apesar da intenção de concessão já confirmada para ambos, o secretário de turismo do Ceará, Arialdo Pinho, afirmou que o Estado ainda espera por um contato do Governo Federal para tratar sobre os projetos.

"O Ministério do Turismo procurou a gente para fazer um estudo de viabilidade econômica, para concessão de alguns serviços do parque: teleférico, entrada e condução e a inclusão de novos serviços que possam valorizar a concessão", diz Gilson Mota, chefe do Parque Nacional de Ubajara. Ele afirmou que os trâmites relacionados ao estudo estão sendo direcionados para o comitê de gestão do município de Ubajara.

Jericoacoara

Em Jericoacoara a situação é diferente, já que o Estado afirma que "as terras de todo o Parque Nacional são de posse do Governo Estadual" e que não há diálogo existente neste sentido. "Nós estamos esperando, não podemos dar opinião, já que nada foi proposto, não tem nada na mesa, nada falaram, nada informaram, não existe nada", diz Arialdo.

Pesquisa, Redação e Edição: Carlos Martins

Por Redação

Fonte: Diário do Nordeste

Foto: Reprodução