Brasileiro de Wind Foil. Válido como etapa única, ele reúne uma seleção dos melhores velejadores do Brasil quando o assunto é windsurf.  A prova também será importante para os brasileiros que estão de olho nas Olimpíadas de 2024, porque a prática do foil, por ser mais recente, está formando a primeira safra de velejadores com nível internacional. O Foil é um modalidade recente no universo do esportes de vela em geral e no windsurf é caracterizado por sua tecnologia hidrodinâmica, que permite a prancha flutuar sobre as águas e cuja vela também traz ajustes que a diferencia dos equipamentos mais tradicionais.

Nos dois últimos dias, os competidores puderam treinar na raia da competição, o que ajuda muito a entenderem melhor como fluem as condições locais. Apesar do Foil dar melhores condições de desenvoltura mesmo com ventos mais amenos, por aqui, as condições prometem manter a tradição de bons ventos característicos do Ceará.

A cerimônia de abertura será hoje, as 12h30, no Iate Clube de Fortaleza, que recebe toda a base do evento. As regatas acontecerão nesta sexta (30/10), sábado (31/10), domingo (1/11) das 14h às 17h, e na segunda-feira (2/11), das 12h às 15h.

Pesquisa, Redação e Edição: Carlos Martins

Por Redação

Fonte: Diário do Nordeste

Foto: Lúcio Chaves