Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta nenhum sintoma. Quanto mais cedo é descoberto, maiores são as chances de cura. Sensibilizar para o cuidado preventivo da doença é uma preocupação da campanha Novembro Azul, que recebe o apoio e engajamento de várias empresas. Na Labor Life, por exemplo, o mote é levado ao setor de Saúde e Segurança do Trabalho, disseminando a importância de se trabalhar a saúde do homem nos ambientes corporativos.

 “As empresas são um importante instrumento da conscientização de seus colaboradores”, observa o médico do trabalho Claudio Ponte, diretor médico e fundador da Labor Life e professor de biologia. Para o profissional da saúde, essa parceria das empresas pode contribuir para que o público masculino pratique o autocuidado. “Os homens, em geral, não costumam ouvir orientações dos parentes ou amigos mais próximos. Nesse sentido, as empresas devem assumir esse papel de conscientizar seus colaboradores por meio de campanhas continuadas, com base no calendário nacional do sistema de saúde e de dados epidemiológicos previstos no Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO)”, recomenda.

Trabalho fundamental

Nas empresas a atuação do médico do trabalho está relacionada à prevenção em três esferas: coordenação das campanhas de conscientização, indicação de exames médicos complementares e anamnese contínua dos colaboradores para o diagnóstico precoce e encaminhamento ao médico especialista.

Pesquisa, Redação e Edição: Carlos Martins

Por Labor Life

Fonte: Diário do Nordeste

Foto: Reprodução