Desde 2013 dando vida aos muros da cidade com as cores vivas e os traços únicos do grafite, o Festival Internacional de Arte Urbana – Festival Concreto chega à sétima edição com novidades. Se, em outros anos, os murais eram produzidos em diversos pontos de Fortaleza, em 2020, o evento se volta ao Grande Jangurussu, em programação ampliada. 

A partir desta sexta-feira (20) até o dia 28 de novembro, os 20 artistas convocados pelo Festival exibem seus trabalhos e produções nos muros do Residencial José Euclides Ferreira Gomes.

Um dos responsáveis por fazer isso acontecer e morador do bairro, Léo Suricate, um dos cocriadores da página do Facebook Suricate Seboso, adianta que “o Concreto vem pra dar proporções que a gente não conseguiria dar nesse momento, é muito importante, grandioso e capaz de mudar as vidas das pessoas que estão aqui”.

A arte vai além de mera expressão. É força de identidade e resistência. “A arte me dá ferramentas pra que eu consiga me inserir e consiga viver enquanto mulher preta e gorda. Por isso, no nosso trabalho, trazemos todo esse poder da nossa ancestralidade, essas vivências de luta que já vêm com a gente”, pontua.

Pesquisa, Redação e Edição: Carlos Martins

Por Lívia Carvalho

Fonte: Diário do Nordeste

Foto: Jenyfer Sousa