Principal parcela de empresas no Brasil, os pequenos negócios também estão sendo responsáveis pelo maior número de oportunidades de emprego. Durante o mês de outubro, o saldo positivo foi de 270.913 empregos em nível nacional. Em comparação, as médias e grandes empresas obtiveram saldo de 123 mil vagas. No Ceará, o saldo positivo por mil empregados foi de 19,66. 

Para Rafael Albuquerque, articulador do Sebrae/CE da unidade de Gestão do Relacionamento com o Cliente, o processo de retomada das atividades fez com que, após as demissões, as pequenas empresas passassem a necessitar de novas contratações para atender às demandas do mercado. Durante os primeiros meses de isolamento, os pequenos negócios perderam cerca de 1 milhão de vagas no Brasil. Os segmentos que mais influenciaram o resultado foram o comércio e a indústria.

Para 2021, o Sebrae também irá permitir que o Microempreendedor Individual (MEI) tenha acesso para realizar a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-MEI) por meio da Central.

Pesquisa, Redação e Edição: Carlos Martins

Por Sebrae-CE

Fonte: Diário do Nordeste

Foto: Shutterstock