Aglomerações em centros comerciais estimuladas por compras de fim de ano. Confraternizações celebrando o encerramento de um ano tão complicado. Ceará com aumento do número de casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus em 19 das 22 áreas de saúde, nas últimas semanas. Os fenômenos se relacionam e põem órgãos de fiscalização em alerta para evitar um novo crescimento da contaminação no Ceará. Nesse sábado (12), a Operação Fim de Ano Seguro começou para fazer cumprir as medidas de prevenção contra a doença.

Ainda na noite de sexta (11), em Fortaleza, a Vigilância Sanitária do Estado fiscalizou oito estabelecimentos e autuou quatro deles - nos bairros Praia de Iracema, Cambeba, José de Alencar e Papicu - por não cumprirem as normas do decreto estadual. Já uma festa com 700 pessoas foi dispersada no Cambeba por agentes da Polícia Militar e da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis). O "pagode no sigilo" já havia sido encerrado uma vez, em agosto.

'Cenário perigoso'

A revendedora de roupas Maria das Graças Lima da Silva, que veio do Maranhão, reconhece que o cenário é "perigoso". "Quase não saio do Buraco da Gia porque tem muita gente. Mas a gente precisa trabalhar, é um risco que a gente corre. Aqui estamos coladas umas nas outras", afirma.

"Essa ação é muito importante, considerando o aumento recente de festividades, aglomerações e do número de denúncias de eventos onde as pessoas estão aglomeradas e sem máscara, como em shoppings, restaurantes e praças. Esses eventos são caracterizados muitas vezes como superdisseminadores da Covid-19", lembra a técnica da Vigilância Sanitária da Sesa, Jane Cris Cunha.

Pesquisa, Redação e Edição: Carlos Martins

Por Redação

Fonte: Diário do Nordeste

Foto: José Leomar