O Centro de Fortaleza foi cenário do descumprimento das medidas de distanciamento social e de uso das máscaras, em meio à pandemia do novo coronavírus, na manhã deste sábado (19) - último fim de semana antes da celebração do Natal. O intenso fluxo de pessoas preocupa uma vez que a Região de Saúde que abrange a Capital cearense tem alta recente no número de infecções e de mortes pela Covid-19.

Além do movimento intenso nas lojas, bancas e tendas armadas na Praça do Ferreira também concentram grande número de pessoas. Idosos, considerados como grupo de risco para o novo coronavírus, estão entre os clientes observados no local.

Apesar de a maioria do público fazer uso da máscara, foi possível flagrar o uso incorreto do equipamento, ao colocar no queixo ou deixar o nariz descoberto.

Estratégia de fiscalização

Ações de monitoramento e abordagens de aglomerações no Centro, feitas pela Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) com apoio da Guarda Municipal de Fortaleza, foram planejadas considerando o aumento do fluxo de pessoas neste fim de ano. Conforme a Agefis, as operações na Rua José Avelino e no seu entorno são reforçadas nos dias de abertura dos galpões.

Pesquisa, Redação e Edição: Carlos Martins

Por Redação

Fonte: Diário do Nordeste

Foto: Almir Gadelha