Com 1.044 semáforos espalhados pela cidade, a Capital cearense teve um aumento de 63% na rede semafórica, se comparado ao ano de 2012, quando tinha 639 equipamentos para controlar os cruzamentos da cidade. Os dados são da Prefeitura Municipal de Fortaleza. 

Desde que sejam respeitados, os semáforos evitam acidentes e garantem a segurança de condutores, ciclistas e pedestres. “Há o momento de cada um passar, o que diminui significativamente as chances de um atropelamento ou um choque de veículos. Em termos de segurança, tira o controle das mãos dos motoristas”, explica o professor do Departamento de Engenharia de Transportes da Universidade Federal do Ceará (UFC), Mário Azevedo.

De acordo com as informações da Prefeitura, todos os semáforos possuem LED, o que permite uma economia de energia em até 75%. Além disso, 61% da rede tem um tipo de "gerador", chamado de nobreak, que possibilita o funcionamento do semáforo em até três horas após uma queda energética. 

Redução

Em janeiro deste ano, a Capital chegou a marca de 50,3% em redução ao número de mortes no trânsito em 10 anos e foi uma das primeiras cidades no mundo a atingir a meta estipulada pela Organização das Nações Unidas (ONU) de reduzir pela metade a taxa de óbitos no trânsito. O prazo para o cumprimento da meta era até o final de 2020. 

Pesquisa, Redação e Edição: Carlos Martins

Por Redação

Fonte: Diário do Nordeste

Foto: JL Rosa