Por terem os reajustes barrados durante a pandemia de Covid-19 em 2020, os planos de saúde deverão repassar reajuste ao consumidor a partir deste ano para compensar o período sem alteração de preços. De acordo com a Agência Nacional de Saúde (ANS), os planos que tiveram reajustes suspensos entre os meses de setembro e dezembro de 2020 poderão ter a recomposição a partir de janeiro de 2021, mas alguns terão condições diferentes.

Na prática, muitos consumidores só saberão o valor final da conta ao abrir o boleto. Isso porque, além da recomposição e dos reajustes anuais que serão aplicados em 2021, em muitos casos, terão de arcar também com o reajuste por mudança de faixa etária. Esses valores serão divididos em 12 parcelas.

Reajuste represado

O percentual máximo de reajuste dos planos individuais ou familiares contratados a partir de janeiro de 1999, ou adaptados à Lei nº 9.656/98 foi estabelecido em 8,14%. O índice, definido pela ANS, é válido para o período de maio de 2020 e abril de 2021, recompondo os ajustes que seriam aplicados pelos planos entre setembro e dezembro de 2020. Contudo, por conta da pandemia e alta demanda pelos serviços de saúde, os planos tiveram os reajustes suspensos. 

Outra recomposição que os planos poderão aplicar será para os casos de mudança de faixa etária durante o período da pandemia, podendo aplicar um reajuste de 20% sobre as medidas para algumas empresas.

O Hapvida também seguirá o percentual. "A empresa confia plenamente na competência e nas decisões da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Por isso, a empresa segue, sempre, suas diretrizes. Em relação ao reajuste de planos individuais, respeitaremos o estipulado pela ANS", informou a Hapvida.

Pesquisa, Redação e Edição: Carlos Martins

Da Redação

Fonte: Diário do Nordeste

Foto: Reprodução