A Tesla completou sua oferta de energia solar com o lançamento do seu próprio inversor, que converte a corrente contínua (DC) em corrente alternada (AC) para consumo doméstico. O equipamento, junto com os painéis Solarglass Roof e a bateria Powerwall compõem a solução da empresa para energia limpa.

O Tesla Solar Inverter possui conectividade via wi-fi, cabo ou SIMcard, e uma vez instalado permite que o usuário utilize um aplicativo para gerenciar seu sistema de energia solar e monitorar o consumo. São dois modelos disponíveis, de 3,8 kW e 7,6 kW.

O inversor é “empilhável”, ou seja, um usuário pode adicionar quantos deles forem necessários para atender à saída do seu painel solar. O equipamento ainda tem quatro rastreadores de ponto de potência máxima (MPPT), permitindo que você conecte até quatro cadeias de painéis solares separadas e independentes. Esse recurso é útil quando os painéis solares estão instalados em locais diferentes de telhado.

A empresa pede que clientes interessados entrem em contato para que um técnico da Tesla possa fazer a troca do inversor. A ideia é que o equipamento seja usado em conjunto com os outros produtos da marca – uma vez que há relatos de que outros modelos de inversores não funcionam bem com o Solarglass Roof e a Powerwall.

A data de lançamento e o preço não foram divulgados pela Tesla, mas o inversor solar já está disponível em pré-encomenda no site da empresa. A garantia do Tesla Solar Inverter é de 12 anos e seis meses, o que parece estranho, mas é em função do fato de que a maioria dos painéis solares têm garantia de 25 anos. Ou seja, o inversor tem garantia de exatamente metade da vida útil geral do sistema de painel solar.

Pesquisa, Redação e Edição: Carlos Martins

Por Renata Mota

Fonte: Olhar Digital

Foto: Reprodução