A doméstica cearense Tereza César do Nascimento, 50, encontrou propósito em um momento delicado: seis depois de um tratamento para câncer, ela realiza, pela primeira vez, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O objetivo é ingressar no ensino superior no curso de Direito.

Mães de dois jovens, Tereza conta que a rotina de estudos, virtual por conta da pandemia, foi difícil — não só pela preparação até a prova, mas pelo cenário cearense diante do novo coronavírus (Sars-Cov-2). “Os filhos são estudantes e eles me ajudam bastante. Foi muito difícil. Esse ano que passou foi dificílimo. Mas a gente que é mais recuada, se torna mais difícil. Mas é isso mesmo, a gente tem que botar para frente”, adiciona.

Prevenção

Durante a realização da prova, seja no local de entrada ou na sala de aula, os candidatos ao Enem devem, obrigatoriamente, usar máscara, com o item de proteção cobrindo o nariz e a boca. Só será possível retirar no momento de identificação dos participantes e para comer e beber. 

Quem estiver com covid-19 ou sintomas da doença, bem como de outras infectocontagiosas, não devem prestar o exame agora. A situação deve ser informada ao Inep. A reaplicação do exame nos casos que se enquadrarem nesse perfil será nos dias 23 e 24 de fevereiro.

Pesquisa, Redação e Edição: Carlos Martins

Da Redação

Fonte: Diário do Nordeste

Foto: Camila Lima