Por acaso, você já ouviu falar na Cobra Isaura que morava na Lagoa do Urubu? E no assobiador que passava sempre à meia-noite assombrando a vizinhança? Tem também um tal de um lobisomem de lata… Essas e outras histórias cotidianas são compartilhadas por alguns dos moradores mais antigos dos bairros Padre Andrade e Jardim Iracema, na periferia de Fortaleza, e ajudam a construir a memória de uma vizinhança que deve ser lembrada muito além das notícias policiais. 

É nisso que aposta Ivânia Mary Maia Amarante, 54, arte-educadora, artista visual, atriz, contadora de histórias e memorialista com atuação nessa região da capital cearense há pelo menos duas décadas. Ela trabalha no Projeto Criança Feliz, Organização da Sociedade Civil (OSC) em atividade há 35 anos, e que hoje atende cerca de 1.000 famílias e 1.900 crianças, adolescentes e jovens das duas comunidades citadas.

Em 2021, Ivânia está a frente do projeto “Teatro nos quintais - Memórias virtuais da periferia de Fortaleza”, que disponibilizará oito podcasts, a partir do dia 23 de janeiro, com algumas das narrativas dessas localidades documentadas.

Pesquisa, Redação e Edição: Carlos Martins

Por Roberta Souza

Fonte: Diário do Nordeste

Foto: Bruna Maia