Uma fiscalização do uso de máscaras e da aferição de temperatura deveria ter sido uma estratégia vistas nos terminais desde a divulgação do último decreto estadual. Contudo, o Diário do Nordeste esteve, na sexta (22), segunda-feira (25) e terça-feira (26) em terminais de integração e no interior de ônibus de Fortaleza, e constatou que as ações ainda estavam, gradualmente, sendo iniciadas.

Após meses de críticas a rotina de ônibus lotados em Fortaleza, uma reunião aconteceu nesta terça-feira (26) entre o governo estadual e empresários do setor de transporte coletivo do Ceará que discutiu medidas de coibição às superlotações. O Sindiônibus optou por não se pronunciar sobre o encontro, aguardando o pronunciamento do Estado, que, até a publicação desta matéria, não enviou nenhum detalhamento sobre o encontro e suas definições.

Aglomeração forçada

Enquanto o poder público se reúne às portas fechadas, a população enfrenta ônibus lotados. Na tarde da sexta-feira (22), mesmo dia em que o governo do Estado publicou um novo decreto que determina a intensificação da fiscalização de ônibus municipais e intermunicipais, uma passageira, sentada, perguntou a um colega que estava pé dentro de um ônibus que faz a linha Siqueira-Papicu/Via 13 de Maio.

Ações na Justiça

Em julho de 2020, o Ministério Público do Ceará (MPCE) recomendou à Prefeitura de Fortaleza que providenciasse o retorno integral da frota, que havia chegado a 70% do total em junho. O Município respondeu que uma "Ordem de Serviço" já havia sido expedida ao Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus) para a garantia da oferta integral, quando fosse possível. O Sindiônibus informou, à época, que este retorno estava dependendo do "equilíbrio econômico-financeiro dos contratos de concessão pelo Município de Fortaleza", ou seja, reajuste de tarifa.

Pesquisa, Redação e Edição: Carlos Martins

Por João Duarte

Fonte: Diário do Nordeste

Foto: Helene Santos