O governador Camilo Santana (PT) anunciou, nesta terça-feira (2), que estabelecimentos comerciais que oferecem atividades econômicas não essenciais em Fortaleza só poderão funcionar até 20h nos próximos 15 dias. A reabertura será permitida às 6h do dia seguinte.

A decisão vale desta quarta-feira (3) até 17 de fevereiro.

Nos fins de semana, o setor de alimentação fora do lar - que inclui restaurantes e barracas de praia - só poderá funcionar com atendimento presencial até as 15h. Após esse horário, pode operar com serviço de delivery.

O motivo, de acordo com o governador, é o aumento de casos confirmados da Covid-19 e a suspeita de que a nova variante do vírus tenha chegado ao Estado. Em todo o Ceará, entre 17 a 23 de janeiro, foram confirmados 5.126 novos casos e 54 óbitos pela doença - o que representa aumento de 11% e 50%, respectivamente, ao registrado na semana anterior.

Estado de calamidade pública

O chefe do Executivo estadual informou que, devido ao aumento de casos, decidiu encaminhar para a Assembleia Legislativa projeto de lei para prorrogar o estado de calamidade em saúde pública por mais seis meses.

Na próxima sexta-feira (5), os integrantes do Comitê devem divulgar novo decreto, agora focando no período de Carnaval, que não será considerado feriado neste ano. 

Pesquisa, Redação e Edição: Carlos Martins

Por Itallo Rocha e Bruna Damasceno

Fonte: Diário do Nordeste

Foto: Reprodução