Nas feiras livres é possível encontrar a venda produtos frescos direto da Ceasa e são uma ótima alternativa para refeições naturais, saudáveis e deliciosas.

Na feira livre há aqueles que observam, pechincham e procuram algo específico, bem como há aqueles que criam laços de afetividade, próximos da amizade que rompe a relação comerciante-freguês, o que sustenta em grande parte a tradição de ir a feira toda semana, além da variedade e qualidade dos produtos ali encontrados. 

Vida na madrugada

O feirante é um trabalhador itinerante, possui um trabalho árduo e pesado, com uma rotina que se inicia bem cedo, ainda no início da madrugada, com as compras dos produtos a serem comercializados naquele dia. Alguns vão ao mercado-distribuidor todos os dias, outros fazem compras permanecendo abastecido por dois dias.

Como o horário de funcionamento das feiras começa por volta das 7h, antes disso, os feirantes administram todo o trabalho de montagem das barracas e exposição de seus produtos sem o apoio do serviço administrativo da regional VI. 

Uma observação seriam construir e reformar banheiros públicos nas feiras livres cobertas de Fortaleza. Para que assim os feirantes e clientes possa usar em perfeitas condições de higiene. Outra benfeitoria seria lavar e pintar os lugares e manter limpo e organizado. Algo que eu sinto que os feirantes sentem falta é de uma assessoria juridica par se orientarem e ter maiores informações de como proceder e como pagar as taxas de forma correta para terem direito a aposentadoria.

Pesquisa, Redação e Edição: Carlos Martins

Fonte: Passaré FM

Foto: Carlos Martins