França, Itália, Alemanha, Espanha e Portugal decidiram nesta 2ª feira (15.mar.2021) suspender o uso da vacina contra covid-19 desenvolvida pela AstraZeneca com a Universidade de Oxford. O uso do imunizante ficará suspenso enquanto os órgãos reguladores da União Europeia investigam relatos de coágulos sanguíneos em pessoas que receberam a vacina. Mais 7 países já suspenderam o uso: Áustria, Dinamarca, Estônia, Letônia, Lituânia, Luxemburgo e Noruega.

A farmacêutica AstraZeneca disse que não há evidências de que a vacina cause coágulos sanguíneos, e que os reguladores de medicamentos europeus e britânicos não confirmaram essa hipótese. Relatou que houve 15 casos de trombose venosa profunda e 22 casos de embolia pulmonar entre 17 milhões de pessoas vacinadas na União Europeia e no Reino Unido até agora. “Isso é muito menos do que seria esperado que ocorresse naturalmente em uma população geral deste tamanho e é semelhante em outras vacinas covid-19 licenciadas”, disse a farmacêutica, em nota.

“A natureza da pandemia aumentou a atenção em casos individuais e estamos indo além das práticas padrão para monitoramento de segurança de medicamentos licenciados ao relatar eventos de vacina para garantir a segurança pública”, disse a médica-chefe da empresa, Ann Taylor.

A vacina da AstraZeneca é uma das 4 vacinas contra o coronavírus que receberam autorização de emergência na UE, junto às da Pfizer, Moderna e Johnson & Johnson. A farmacêutica não solicitou autorização de emergência nos Estados Unidos, pois aguarda dados de um grande ensaio clínico no país.

No Brasil, já foi adquirida pelo governo e será fabricada pela Fiocruz que espera alcançar a marca de 1 milhão de doses produzidas por dia até o final de março.

O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom, comentou a suspensão e disse que a interrupção do uso das vacinas para investigação dos efeitos é uma prática de rotina. “Não queremos que as pessoas entrem em pânico”, declarou.


Pesquisa, Redação e Edição: Carlos Martins

Da Redação

Fonte: Poder360

Foto: Reprodução