O dia mundial da água, 22 de março, trouxe boas notícias no campo hidrológico para os cearenses. O maior reservatório de água do Estado, o açude Castanhão, chegou a 10,88% de sua capacidade, tendo um aumento de mais de 50 centímetros no seu volume em uma semana.

Os números do relatório diário realizado pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) apontam que o açude atingiu seu maior nível desde o dia 12 de janeiro, quando tinha 10,89% do seu volume total.

Durante a última semana, as chuvas na região do Cariri foram as principais responsáveis pelo grande aumento do volume de água do Castanhão, já que o rio Salgado, principal aquífero que abastece o maior reservatório de água do Estado, possui suas cabeceiras na região.

"Como o Castanhão chegou a 15% em 2020, hoje ainda estamos com menos de 11%, as previsões da Funceme são de chuvas abaixo da média e esta previsão está ocorrendo na prática, temos pouca expectativa de que o Castanhão atinja pelo menos o nível médio de 15%, como foi ano passado. Acho que vamos ficar entre 10,5% e 11%, já que não há previsão de chuvas mais intensas no futuro".

Em 2020, o açude apresentou seus melhores números durante o mês de junho, quando registrou 16,14% de ocupação do seu volume durante quatro dias. No último ano, o Ceará registrou uma quadra chuvosa acima da média histórica pela primeira vez na década, com 734.3 mm entre fevereiro e maio. A média histórica é de 695.8 mm.


Pesquisa, Redação e Edição: Carlos Martins

Por Gabriel Borges

Fonte: Jornal OPovo

Foto: Reprodução