Os Estados Unidos determinaram que a Johnson & Johnson passe a ser responsável pela fábrica que estragou 15 milhões de doses da vacina da empresa contra a Covid-19, e impediram o laboratório britânico AstraZeneca de usar as instalações, disse um funcionário de alto escalão da área de saúde do governo norte-americano no sábado (3).

A J&J confirmou que estava "assumindo total responsabilidade" pelas instalações da Emergent BioSolutions, em Baltimore, reiterando que entregará 100 milhões de doses de imunizantes ao governo dos EUA até o final de maio.

O Departamento de Saúde e Serviços Humanos do governo norte-americano facilitou a mudança no comando, disse uma funcionário por e-mail, pedindo para não ser identificado devido à delicadeza do assunto.

A AstraZeneca, cuja vacina contra Covid-19 anda não foi aprovada nos Estados Unidos, disse que trabalhará com o governo do presidente Joe Biden para encontrar um local alternativo para produzir seu imunizante.

O fato, relatado pela primeira vez pelo New York Times, dificulta ainda mais os esforços da AstraZeneca nos Estados Unidos. O governo norte-americano criticou o laboratório por usar dados desatualizados nos resultados de seu teste de vacina. Em seguida, a empresa revisou seu estudo clínico.


Pesquisa, Redação e Edição: Carlos Martins

Por Shubham Kalia, da Reuters

Fonte: CNN Brasil

Foto: Reprodução