O documento orienta as instituições de ensino superior brasileiras em sua inserção no cenário mundial.
A CAPES divulgou novo Guia sobre o Plano Estratégico de Internacionalização Institucional, dentro da proposta de aceleração da internacionalização da pós-graduação stricto sensu brasileira. O documento ajuda as instituições de ensino superior (IES) do País a planejarem o início de suas ações no exterior ou melhorar atividades já em andamento.
O guia responde ao desafio de aumentar a visibilidade das pesquisas produzidas no Brasil e gerar oportunidades para professores, alunos e egressos brasileiros. A CAPES pretende também preparar um Plano Estratégico para os Acordos Internacionais, alinhado ao Plano de Desenvolvimento Institucional.
O novo guia foi elaborado a partir de experiências bem-sucedidas de instituições participantes do Programa Institucional de Internacionalização (PrInt). Além disso, políticas anteriores de incentivo, desenvolvidas com parceiros, e o acompanhamento da supervisão promovida pelo American Council of Education - ACE-LAB com a Fulbright, também serviram de fonte para o novo documento.
Internacionalização
Há mais de 40 anos, a CAPES mantém parcerias internacionais em diversas áreas acadêmicas e científicas. Atualmente, são 73 acordos de cooperação com 36 países. Mais de três mil bolsistas desenvolvem, no momento, seus estudos no exterior com recursos da Fundação.
Pesquisa, Redação e Edição: Carlos Martins
Da Redação
Fonte: CAPES
Foto: Sora Shimazaki