A energia mais cara tem levado cada vez mais pessoas a optarem por soluções de geração própria.

A procura pelo serviço de instalação de placas voltaicas para produção de energia solar tem aumentado e os principais bancos oferecem linhas de crédito especiais para projetos do tipo. 

O financiamento pode ser uma forma de economizar na conta de luz a longo prazo, praticamente isentando o pagamento da tarifa durante um período de até 20 anos, de acordo com o diretor técnico do Sindicato das Indústrias de Energia e de Serviços do Setor Elétrico do Estado do Ceará (Sindienergia-CE), Daniel Queiroz. 

O indicado é tentar encaixar o empréstimo em parcelas equivalentes ao que normalmente é pago mensalmente com energia, “trocando” a tarifa variável por parcelas já previstas no momento do contrato.  

ECONOMIA NA PRÁTICA 

A professora Regina Maia, 41, instalou placas fotovoltaicas em outubro deste ano e, apesar do tempo ainda curto, ela conta que já espera uma economia considerável.  

“A gente tem um aplicativo que acompanha a produção diária. Lá mostra o valor em dinheiro que você já economizou relacionado à sua produção. Em um mês nós produzimos 1.900 kwh e meu consumo foi 1.000 kwh. Já está valendo super a pena, eu tenho certeza que a médio prazo vai dar um retorno muito positivo para a família, uma tranquilidade, além da questão ambiental”, diz. 

MAIOR PROCURA 

Conforme o gerente comercial da Sou Energy Distribuidora, Mário Viana, que fornece o equipamento para revendedoras de energia solar, a procura por painéis fotovoltaicos cresceu nos últimos 2 anos. O maior pico, segundo ele, foi no segundo semestre  

Ele conta que cerca de 70% dos negócios fechados provêm de financiamentos bancários. A maior parte dos clientes, 75%, encomendam projetos para sistemas residenciais.  

VALE A PENA? 

O valor do investimento varia de acordo com o perfil do cliente e a necessidade de produção, começando em R$ 30 mil e podendo passar de até R$ 2 milhões para empresas de maior porte.  

Portanto, conforme o pesquisador do Centro de Estudos e Regulação em Infraestrutura (Ceri) da FGV, Diogo Lisbona, é importante analisar o valor da própria tarifa de energia mensalmente antes de tomar a decisão. 

BANCOS COM LINHA DE FINANCIAMENTO PARA ENERGIA SOLAR:

- BNB

- SANTANDER

- BANCO DO BRASIL

- CAIXA 

- BRADESCO 


Pesquisa, Redação e Edição: Carlos Martins

Por Heloisa Vasconcelos

Fonte: Portal Diário do Nordeste

Foto: Thiago Gadelha/Reprodução