Ao passar pela catraca, os corredores, antes ocupados por vozes de quem está no caminho até o diploma, estão silenciosos há mais de 600 dias no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), em Fortaleza. Lá, há seis anos Eliete Vasconcelos, 40, integra a equipe de vigilância onde agora torce pelo retorno de estudantes e professores com quem trocava conversas e mantinha laços de confiança no processo de formação profissional.

No IFCE, Campus Fortaleza, estão matriculados 6.423 estudantes neste semestre letivo e, desde 18 de março de 2020, o instituto não tem aulas presenciais.  A instituição oferece vagas no ensino médio, técnico e formações no ensino superior.

“Eu saí de férias e a escola estava funcionando plenamente, mas quando eu retornei estava parada. Encontrei só a equipe de vigilância e foi um vazio muito grande, porque acabou aquele fluxo de gente”, lembra sobre março de 2020, quando as unidades de ensino fecharam.

ROTINA AINDA AFETADA PELA PANDEMIA

Entre a casa no bairro José Walter e a Avenida 13 de Maio, onde trabalha, são cerca de 15 km percorridos de ônibus na semana e de moto nos plantões. Eliete vive com o marido e a filha de 19 anos, estudante de Psicologia.

No cotidiano de 12h trabalhadas para 36h de intervalo, a vigilante ouve as conversas sobre engenharias, química, eletrônica, mas a área da informática é que desperta o desejo de dar continuidade à formação.

Eliete atualmente acompanha a realização de fotos de formatura no Campus, mas já presenciou colações de grau e celebrações anteriores à pandemia. Durante as conclusões de curso, ela também percebe a participação da formação estudantil.

“Os alunos mesmo falam com a gente nesse sentido, a gente vira ‘tia’ de todo mundo, às vezes na rua eles reconhecem a gente e conversam. Ficamos com uma família”, reflete. Na sua análise, a instituição já está adequada para o retorno, pelo qual anseia, com segurança.


Pesquisa, Redação e Edição: Carlos Martins

Por Lucas Falconery

Fonte: Portal Diário do Nordeste

Foto: Reprodução/Thiago Gadelha