Com o aumento do uso de celulares, existe uma grande oportunidade de digitalização de pequenas e médias empresas (PMEs) via soluções como Tap to Phone, QR Code, tecnologia de pagamento por aproximação e plataformas de mídia social.
Realizado pela Americas Market Intelligence na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru, um estudo divulgado pela Visa buscou mostrar como os desafios e necessidades das pequenas e médias empresas (PMEs) latino-americanas mudaram com a pandemia.
O trabalhou revelou que 21 milhões de PMEs estabelecidas nesses países ainda não aceitam pagamentos eletrônicos. Isso equivale a 53% do total de PMEs nos países pesquisados. Além disso, mais de 53% das PMEs operam na informalidade.
Pagamentos digitais
Ainda de acordo com a pesquisa, 80% dos estabelecimentos da região que começaram a aceitar pagamentos eletrônicos durante a pandemia eram micro e pequenas empresas.
“Nosso estudo revela o quanto acelerar a implementação de soluções econômicas e acessíveis de aceitação digital é fundamental para a expansão do crescimento econômico inclusivo das PMEs na região. A aceitação de pagamentos digitais traz uma proposta de valor superior e real, decorrente do aumento das vendas e do consumo”, diz Xiko da Rocha Campos, vice-presidente sênior e head de Vendas e Soluções Comerciais da Visa para a América Latina e o Caribe.
Redes sociais para se comunicar
A pesquisa também indicou que 80% das PMEs usam mídias sociais para se comunicar com os clientes e que, de março de 2020 a maio de 2021, a adoção do WhatsApp, do Facebook e do Instagram subiu 27%, 36% e 15%, respectivamente entre as empresas pesquisadas.
Com relação às necessidades e desafios das PMEs, o trabalho revelou que, com a pandemia, flexibilidade na realização de pagamentos com cartão de crédito e acesso a novas linhas de crédito são palavras de ordem no setor, assim como liquidez diária dos custos operacionais e estratégias para maximizar as vendas, pagar contas, comprar suprimentos/estoque.
“Reconhecendo que as pequenas empresas têm necessidades especiais e estão centradas em garantir as vendas e o fluxo de caixa e obter crédito de forma ágil e eficiente, na Visa, estamos absolutamente determinados a continuar apoiando energicamente suas operações, recuperação e expansão por meio de nosso arsenal de soluções empresariais inovadoras e personalizadas”, comenta Juan Pablo Cuevas, vice-presidente de Soluções Comerciais da Visa para a América Latina e o Caribe.
“As PMEs são a espinha dorsal das nossas economias e é só por meio de uma abordagem de transformação digital que as ajudaremos a prosperar no mundo pós-covid.”
Pesquisa, Redação e Edição: Carlos Martins
Da Produção
Fonte: Portal Mercado & Consumo
Foto: Reprodução