Consumidores denunciam o descredenciamentos de clínicas e laboratórios pela Amil, sem aviso prévio, poucos meses antes do anúncio da transferência dos 337.459 contratos de planos de saúde individuais para a Assistência Personalizada à Saúde (APS), concretizado no último dia 1º.
O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor(Idec) e o Procon-SP já notificarem a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), a Amil e a APS para que prestem informações diante registros de aumento de descredenciamento. Somente nos primeiros três dias deste ano, a ANS contabilizou 46 queixas, mas não informa o teor das reclamações.
Queremos saber quais medidas foram adotadas para a manutenção integral do atendimento e dos valores dos planos. E se houve ocorrência de redução, redimensionamento, descredenciamento dos prestadores de serviço — explica Fernando Capez, presidente do Procon SP.
Segundo fontes, a UnitedHealth, dona da Amil e da APS, teria desembolsado R$ 3 bilhões para capitalizar a operadora paulista, numa operação associada ao veículo de investimento Fiord Capital, para que assumisse os contratos. Sediada em Jundiaí, a APS tinha pouco mais de 11 mil usuários. Dos beneficiários que recebeu da Amil, a maioria está em São Paulo: 260 mil. Os demais estão em Rio e Paraná.
Na semana passada, ao tentar realizar exames de rotina em um laboratório conveniado ao plano de saúde, a psicóloga Maria Cristina Carmona, de 67 anos, teve o pedido recusado em locais onde antes o convênio era aceito:
A ANS ressaltou que a APS deve manter as mesmas condições dos contratos, inclusive o valor da mensalidade e as regras de reajuste dos planos antigos, não sendo permitida qualquer cobrança de carência para as já cumpridas pelos beneficiários. Segundo a agência, as reclamações feitas pelos usuários estão sendo apuradas e, no processo de autorização para a transferência parcial da carteira da Amil para a APS, foram analisados todos os aspectos normativos, incluindo a capacidade financeira e assistencial para a continuidade do atendimento aos beneficiários envolvidos na operação.
Pesquisa, Redação e Edição: Carlos Martins
Da Redação
Fonte: Portal | Extra Globo
Foto: Reprodução