Quando David Gilmour começa a tocar, você já sabe que é ele. O guitarrista possui um som único, lapidado ao longo de décadas à frente do Pink Floyd, com quem se juntou em dezembro de 1967, basicamente para ser um segundo guitarrista segurando a onda em apoio a Syd Barrett, que já vinha manifestando sérios problemas.

"Naquela altura, Roger Waters teve que assumir a liderança senão a banda entraria em colapso", comenta Aubrey Powell, amigo de Gilmour desde o início dos anos sessenta, "Roger sempre foi a pessoa mais forte da banda, mas eles depositavam muita confiança em Syd e em suas habilidades para compor. Até ali, Roger nunca havia escrito nada. Mas com as habilidades de David de cantar e tocar, Roger passou a se sentir confiante para compor, inclusive em parceria com Gilmour", conta Aubrey.

"Era muito legal andar com ele pois ele chamava muito a atenção das garotas pela beleza, e ao mesmo tempo ele tinha uma certa timidez que deixava elas ainda mais interessadas. Mas quando ele pegava uma guitarra e cantava ele tinha uma confiança única", conta o amigo. "David era muito bom em aprender a tocar as músicas, e de forma instantânea. Lembro quando surgiu 'Hey Joe', poucos dias mais tarde encontrei com ele e perguntei 'David, você já ouviu essa música? E ele respondeu 'Sim, vou te mostrar como tocá-la'".

"Quando você está começando, você copia", diz Gilmour. "Tentar ser original quando você é muito jovem não é a melhor coisa a fazer. Mas aprendi copiando Pete Seeger, Lead Belly, Jeff Beck, Eric Clapton, Jimi Hendrix", revela o guitarrista. "Tudo quanto é tipo de gente".

Jeff Beck, Eric Clapton e Jimi Hendrix são contemporâneos de Gilmour, o primeiro com quem já dividiu o palco em algumas ocasiões, e o último infelizmente falecido precocemente em 1970, mas ele já tinha opinião formada sobre o Pink Floyd.

Já sobre Pete Seeger, artista folk norte-americano que passou para a história como membro da banda The Weavers e posteriormente virou um dos pioneiros da música de protesto contra as guerras e a favor dos direitos civis, Gilmour revelou em uma entrevista de 2015 que foi através do músico que ele começou a aprender a tocar guitarra. "Minha única fonte de instrução de fato foi um disco de Pete Seeger que vinha com um livro grande que trazia todos os acordes que eu poderia precisar" diz Gilmour sobre a série de Pete chamada "Folksinger’s Guitar Guide".

E a banda de Pete, The Weavers, fez sucesso na época com um cover de "Goodnight, Irene" de Leadbelly, lendário bluesman norte-americano, citado por Gilmour como uma de suas grandes influências. "Adorava ele quando jovem, seu jeito de tocar o violão de 12 cordas, sua história, ele esteve preso sob acusação de ter cometido um assassinato mas foi libertado por ser um grande cantor. E sua canção 'Rock Island Line' foi uma das primeiras que aprendi a tocar", revelou Gilmour em outra entrevista.


Pesquisa, Redação e Edição: Carlos Martins

Por Bruce William 

Fonte: Portal | Revista Whiplash

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