Na Vila Manoel Sátiro há mais de 15 anos, o Forró do Biriba é atração das segundas-feiras com frequentadores fiéis.

Após duas batidas com um cartão de crédito no guichê da bilheteria, Aryane Albuquerque, 27, atende um casal de idosos que chegava naquela noite de segunda-feira (2) ao Forró do Biriba, na Vila Manoel Sátiro, periferia de Fortaleza. “Homem é R$15, mulher é R$10”, disse a jovem. Pede o passaporte de vacina, entrega os ingressos e deseja uma boa festa. Era dia de pé de serra em um dos populares “Forró dos Velhos”.

A banda Zé Iris & Forrozão Dedo de Aço ainda começava a tocar, não tinha nem meia hora de show. O público que chegava ao local não escondia a ansiedade. “Quero ficar perto do palco”, falava uma mulher. Por tradição, a festa deveria acontecer toda segunda-feira, mas, nos últimos meses, precisou ser adiada algumas vezes por conta das chuvas. 

O local não possui cobertura completa por toda a extensão do terreno. O vento também não ajuda, trazendo ainda mais água para quem está dentro do espaço toda vez que chove. Apreensiva, a recepcionista Georgiana Silva, 28, pesquisa no celular se tem alguma probabilidade de chuva para as próximas horas. Se ela viesse no início da festa, seria sinônimo de prejuízo. 

Na entrada, a cada pessoa que chegava, Francisco de Assis, 62, o Seu Biriba, cumprimentava de forma entusiasmada: “olha só quem veio”. Do outro lado da rua, carros de aplicativo paravam para o desembarque de mais frequentadores. Alguns chegavam de motos ou de ônibus. Na calçada, o vendedor de bombons abordava quem se aproximava da bilheteria. 

Dentro do estabelecimento, mesas e cadeiras brancas de plástico enfileiravam a primeira parte do local. No meio, uma quadra de dança onde homens e mulheres revezavam seus parceiros a cada início de música. Na lateral, o bar vendia da água de coco à cachaça. Na banca, mais ao fundo, comidas típicas e churrasco feitos por Dona Rosangela da Silva, 50. Tudo a preço popular.

A RESSACA NA CALÇADA DE CASA

Nem sempre o Forró do Biriba aconteceu em um espaço comercial. Primeiramente, começou como uma brincadeira na calçada da casa de Seu Biriba, também na Vila Manoel Sátiro. As comemorações fizeram a família dele sempre ter um papel de destaque na comunidade. O local virou ponto de encontro preferido de forrozeiros cearenses.

SERVIÇO

Forró do Biriba

Rua Albano Amaral, 887 - Vila Manoel Sátiro. Aberto toda segunda-feira, a partir das 18h


Pesquisa, Redação e Edição: Carlos Martins

Por Ideídes Guedes 

Fonte: Portal | Diário do Nordeste

Foto: Reprodução/Kid Júnior