Fazer uma reclamação direto na operadora nem sempre resolve o seu problema. Em alguns casos, é preciso recorrer à Anatel para que a agência analise a situação e ajude você a encontrar uma solução mais viável.

O que é a Anatel?

Anatel é a sigla para Agência Nacional de Telecomunicações, que é a instituição que controla e regulamenta as leis do setor no Brasil, sendo responsável por fiscalizar todas as empresas do segmento, como TIM, Oi, Claro NET, Vivo, dentre outras.

Então, se você deseja reclamar de algum serviço dessas empresas e não obteve sucesso, existe a possibilidade de levar o seu caso para a Anatel para que seus direitos sejam defendidos.

Como fazer uma reclamação na Anatel?

Vamos mostrar como você pode fazer sua reclamação por meio do telefone da Anatel, do aplicativo Anatel Consumidor — que é a maneira mais prática de fazer e acompanhar sua reclamação Anatel — e também como reclamar na Anatel pela internet.

1. Entre em contato com a operadora

Para reclamar na Anatel, você precisa ter um número de protocolo em mãos, que é o registro de que já houve uma tentativa de negociação diretamente com a operadora. Para isso, você deve tentar resolver o problema no canal de atendimento ou na ouvidoria. Confira o número das principais empresas de telecomunicações:

- Telefone Claro – 1052

- Telefone NET – 1052

- Telefone Vivo – 103 15 (para fixo ou internet) ou 1058 (para móvel)

- Telefone TIM – 1056

- Telefone Oi – 1057

- Telefone Nextel (nova Claro nxt) – 1050

- Telefone SKY – 106 11

2. Registre uma reclamação na Anatel

Caso o problema não tenha sido resolvido entrando em contato com a operadora, é hora de levar a sua reclamação à Anatel. Confira os canais de atendimento:

Telefone da Anatel

Os telefones da Anatel são 1331 e 1332 para pessoas com deficiência. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, exceto em feriados, das 8h às 20h e a ligação é gratuita.

Reclamar no site da Anatel

Entre no site Anatel Consumidor, faça seu cadastro e siga as instruções para registrar sua reclamação online. Pelo site, você também pode acompanhar o status da sua reclamação à qualquer momento.

Vale citar também que você pode fazer uma denúncia anônima, mas só está disponível para dois casos específicos: localização de equipamento não certificado, e atuação de empresa sem uma licença da Anatel.

Em casos extremos, cancele seu plano

Se você ver que a operadora não está resolvendo a sua situação, você pode optar pelo cancelamento do seu plano.

Para muitos, isso é uma verdadeira dor de cabeça. Muito tempo na linha com o atendente e processos demorados para que a operadora faça você desistir dessa ação.

Uma dica para evitar essa situação é utilizar os portais do cliente virtuais para cancelar serviços de internet, TV, telefone, e similares.

Se quiser saber mais sobre como fazer, nosso artigo especial sobre como cancelar planos de operadoras pode ajudar você a encontrar os caminhos mais fáceis!

Agora que você já sabe como reclamar na Anatel, você provavelmente vai querer um novo serviço, mas que desta vez, não traga tantos problemas quanto o primeiro. Lembre-se de que aqui, no Portal de Planos, você pode pesquisar e entender qual é o plano ideal para sua casa e família.


Pesquisa, Redação e Edição: Carlos Martins

Por Gabriela Resende

Fonte: Portal | Portal de Planos

Foto: Reprodução