Segundo estudo da Mercado Ads, barbearia é a categoria de presentes 'queridinha' da Geração Z.

Os calçados são os presentes mais procurados para o Dia dos Pais deste ano, segundo um estudo sobre intenções de compra realizado pela Mercado Ads, unidade de negócios de publicidade do Mercado Livre. A pesquisa traz ainda outros insights para os varejistas se prepararem para a data, comemorada neste ano em 14 de agosto.

“Saber exatamente o que o público busca é essencial para que varejistas possam ajustar suas estratégias de vendas para as principais datas comemorativas”, ressalta Fabiana Manfredi, diretora sênior de Mercado Ads.

No caso dos calçados, a plataforma registra mais de 1.500 buscas por minuto  por esse tipo de produto. A pesquisa, que abrange dados proprietários do Mercado Livre, também mostra que acessórios de camping vêm crescendo: “garrafa térmica” é o termo mais buscado e “copo stanley” é o termo que mais cresce na data.

Entre as bebidas, os produtos que apresentam maior crescimento em faturamento no mês que antecede a data são uísque (aumento de 51%) e cerveja (alta de 40%). A categoria costuma estimular as compras de outros itens na plataforma: seis em cada dez compradores de bebidas realizaram outras compras durante a data comemorativa no Dia dos Pais de 2021.

Diferentes gerações

O levantamento da Mercado Ads sobre o Dia dos Pais também indica que a categoria de barbearia é a preferida da Geração Z (os nascidos entre 1990 e 2010).

Para a geração dos chamados boomers, que compreende nascidos entre 1945 e 1964, os presentes mais escolhidos são os acessórios de cozinha. Esta categoria costuma englobar presentes complementares e 35% dos pedidos são feitos via carrinho, ou seja, adicionados na hora de fechar a compra.

Outro dado relevante é que vendedores que apostam no Product Ads – formato de anúncio para impulsionamento nos resultados de busca, oferecida pelo Mercado Ads – têm um incremento em vendas 43% acima na categoria de brinquedos e hobbies na data, em comparação aos vendedores que não utilizam o serviço.

Para os anunciantes, o Dia dos Pais é uma oportunidade para crescimento de vendas. Um estudo do Mercado Livre aponta que oito em cada dez termos mais pesquisados na plataforma são genéricos.

De acordo com dados internos, o faturamento na data em 2021 cresceu 32% com relação a 2020. O número de pedidos aumentou 32,4% no ano passado, também em comparação ao ano anterior. Ainda segundo levantamento de 2021, três a cada quatro consumidores iniciam suas buscas até 30 dias antes de decidir a compra e cerca de 36% compram mais de uma vez durante o mês que antecede o Dia dos Pais.


Pesquisa, Redação e Edição: Carlos Martins

Da Redação

Fonte: Portal | Mercado & Consumo

Foto: Reprodução