Grande parte da população sente, já sentiu ou vai sentir dores nas costas que também podem ser acompanhadas por outros desconfortos, como:
⁃ Irradiação das dores com dormência, formigamento, choque, queimação ou fisgada para outros membros (pernas e braços, por exemplo)
⁃ Dor de cabeça
⁃ Dor no pescoço
⁃ Dor nos ombros, cotovelos e mãos
⁃ Dor torácica (no meio das costas)
⁃ Dor lombar (parte inferior das costas)
Este tipo de dor pode estar associada a diferentes causas como má postura, esforços repetitivos e também problemas mais sérios como hérnia de disco, fraturas. O tipo de dor nas costas também varia de acordo com a região afetada.
A estrutura da coluna vertebral é bastante complexa e organizada. Qualquer desordem que possa incidir sobre essa estrutura acaba gerando dores em suas diferentes áreas.
Dentre os principais fatores de risco para dores nas costas estão inclusas as posturas prolongadas em ambientes de trabalho, durante a realização de atividades domésticas, nos estudos, ao dirigir ou em qualquer posição sentada ou de pé.
A postura quando mantida de forma prolongada é um forte agravante para dores nas costas. Outros fatores relacionados também podem ser mencionados:
⁃ Vida sedentária;
⁃ Mau condicionamento físico;
⁃ Problemas psicológicos (estresse, tensões emocionais, por exemplo);
⁃ Tabagismo e consumo excessivo de álcool;
⁃ Fatores genéticos, dentre outros.
Portanto, não subestime a sua dor nas costas e nem espere ela passar sozinha. Procure ajuda de um fisioterapeuta e agende uma avaliação.
Pesquisa, Redação e Edição: Carlos Martins
Por Daiana Aragão | Fisioterapeuta
Fonte: Agência Carlosites
Foto: Reprodução