Fazer com que a marca esteja “na boca do povo” é um dos principais objetivos do marketing e não é à toa que as empresas costumam investir valores exorbitantes para alcançar essa meta

A comunicação e a interação social são algumas das principais marcas do ser humano que está sempre em busca de compartilhar ideias, sentimentos, momentos importantes e memórias. Antes do advento da internet e das redes sociais, não existia uma conversa real entre as marcas e seus públicos, pois o diálogo era de via única. Essa revolução na troca de impressões se tornou uma grande oportunidade para empreendedores de todo o mundo entenderem melhor o target e estreitarem a relação com as pessoas.

Além de ampliar as vozes de ambos os lados, esse novo modelo possibilitou a criação de inúmeras ferramentas para elevar a visibilidade das empresas e impulsionar os negócios. Fazer com que a marca esteja “na boca do povo” é um dos principais objetivos do marketing e não é à toa que as empresas costumam investir valores exorbitantes para alcançar essa meta. O marketing digital busca estabelecer as campanhas na memória do público e atrelar o nome à qualidade e a outras características positivas. 

A boa notícia é que, atualmente, as redes sociais são grandes aliadas na divulgação efetiva de uma empresa e ainda contam com custos reduzidos. Segundo dados da Statista, existiam 3,78 bilhões de usuários de mídia social em todo o planeta em 2021. Isso equivale a cerca de 48% da população mundial atual.

Como aproveitar esse potencial a favor das suas marcas?

Diante da relevância e do engajamento global, o primeiro passo é tornar a sua marca visível. O mundo digital é diferente do físico. As empresas agora precisam de presença mais substancial do que física. Se o seu empreendimento estiver visível, mais clientes farão negócios e, consequentemente, gerará mais receita. 

Há muitas maneiras de se conectar com os consumidores por meio das mídias sociais, mas o método mais comum é postar conteúdos interessantes que ajudarão seu público. Aliás, esse conteúdo pode estar relacionado a produtos existentes ou a algo totalmente aleatório, como GIFs e memes engraçados que se comunicam com aquele público. 

É possível ainda fazer campanhas com descontos para os seguidores, criar questionários, lives, eventos e webinars. Além de promover conteúdos de relevância sobre determinado tema, que poderão ser compartilhados, essas iniciativas mantêm a marca sempre ativa nas interações e respostas aos usuários.

Estratégias inteligentes de marketing digital envolvem o público com as empresas e ajudam também na captação de clientes em potencial com frequência. Quando as pessoas em todo o mundo permanecem on-line constantemente, as companhias devem permanecer em foco e atrair clientes em todo o mundo. Isso pode resultar em um melhor reconhecimento da marca.

Outra dica é estar sempre alinhado com a linguagem das gigantes e saber direcionar seu conteúdo para cada uma das plataformas. Facebook, Instagram, TikTok, YouTube e LinkedIn encabeçam a lista das mais acessadas, mas é preciso conhecer bem seu público para otimizar as campanhas e conseguir o melhor resultado.

Outra vantagem dessas aplicações é a capacidade de mensurar os resultados por meio das redes. O engajamento de uma página pode ser medido usando curtidas, assinantes, menções, comentários, cliques, compartilhamentos, retweets e muito mais. Nesse contexto, estar nas redes sociais é também uma boa maneira de ver o que as pessoas opinam sobre seus produtos e serviços. 

Ao ganhar um grande número de seguidores, sua empresa pode mostrar sua credibilidade. Assim, se as pessoas estiverem interessadas no conteúdo, é provável que elas queiram comprar seu produto também. 

Como se vê, não é mais possível trabalhar longe das redes sociais e, para conseguir explorar sempre o melhor, é preciso se atentar às tendências e novidades, além de conhecer muito bem o seu público.


Pesquisa, Redação e Edição: Carlos Martins

Por Clovis Souza 

Editado por Lucas Soares

Fonte: Portal | Olhar Digital

Foto: Reprodução