Parlamentares de base e oposição foram ouvidos sobre as ações do mandato em ano pré-eleitoral

A Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) retorna aos trabalhos legislativos nesta quinta-feira (2), após um período especial de trabalho em janeiro, convocado para viabilizar a aprovação das isenções da taxa do lixo na Capital. Agora, as demais mensagens do Executivo e projetos de lei dos vereadores passarão a ser debatidos e votados na Casa ao longo do ano.

A sessão solene com a presença e o discurso do prefeito José Sarto (PDT) ocorreu nessa quarta-feira (1°). A solenidade marcou a abertura do ano legislativo, e não contou como uma sessão ordinária com apreciação de pautas.

Assuntos como Plano Diretor, reajuste salarial, fiscalização de equipamentos de Saúde e questões ambientais devem permear a discussão durante o ano. 

Os vereadores da atual legislatura foram eleitos em 2020 e, portanto, têm mais dois anos de mandato. Nos bastidores, parlamentares reconhecem que as ações, projetos e discursos a partir de agora devem refletir no desempenho das urnas em 2024. 

O QUE DIZEM OS VEREADORES 

Se apresentando como “independente”, o vereador Danilo Lopes (Avante) afirma que sua prioridade é a fiscalização dos equipamentos de Saúde na Capital. “Está bem adiantado. A gente vai verificar a situação dos CAPS, lutar pela melhoria da saúde mental e bucal”, afirmou. 

O parlamentar destacou também que pretende apresentar projetos em defesa do patrimônio histórico da cidade. “Daqui há três anos Fortaleza vai comemorar 300 anos. A cidade tem que começar a se planejar para essa comemoração”, justificou.

Uma das representantes da oposição à esquerda, pelo Psol, a co-vereadora do mandato coletivo Nossa Cara, Louise Santana, diz que os esforços serão para a construção do Plano Diretor. 

“Vamos estar também acompanhando a pauta de cultura e lutando para que haja a inserção dos coletivos, dos sujeitos culturais, dos corpos dissidentes”, afirmou. 

EXPECTATIVAS NA BASE

Presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Casa e base do governo, Lúcio Bruno (PDT) afirma que o mandato estará focado em criar a Frente Parlamentar de Habitação, de Interesse Social, Melhoria Habitacional e Regularização Fundiária.

"Também estou sendo muito procurado no gabinete para reclamações sobre a prestação de serviços de empresas como Enel, Cagece e também prestação de serviços de internet”, completou.

O professor Enilson (Cidadania) afirma que a prioridade é “lutar por infraestrutura na periferia”, com foco nas regionais 5 e 10.

Do PDT, Júlio Brizzi elencou como prioridade “continuar propondo matérias em esporte, cultura e juventude. Tentando ampliar projetos. O parlamentar é presidente da comissão de Esporte e Juventude.

Para o vereador Didi Mangueira (PDT), vice-líder do governo, um dos seus esforços será a ampliação das escolas de tempo integral no bairro Bom Jardim, onde tem base eleitoral.


Pesquisa, Redação e Edição: Carlos Martins

Por Felipe Azevedo

Fonte: Portal | Diário do Nordeste

Foto: Reprodução/Érika Fonseca