No auge do rock 'n' roll, a cidade de Leicester, na Inglaterra, foi o cenário de um encontro inesquecível entre duas das maiores bandas de rock: Rush e Van Halen. A ocasião tornou-se ainda mais especial porque era o aniversário de Michael Anthony, baixista do Van Halen.

Depois de uma performance cheia de energia, o Van Halen, com adrenalina ainda correndo em suas veias, decidiu ir ao bar. Para a surpresa deles, o bar havia sido reservado pelo Rush. Essa situação foi posteriormente detalhada com humor por David Lee Roth em uma entrevista de 1981 à revista Creem (via Kark Post).

Roth começou, dizendo: "Imagine-nos, há um ano, nesta pitoresca cidade inglesa - Leicester. Tem uma grafia estranha, mas é parte do seu charme. Nosso show tinha sido empolgante, e a energia era palpável porque era o dia especial de Michael."

Mas quando o Van Halen chegou ao bar, eles descobriram que o Rush basicamente havia se apropriado de todas as bebidas. Nas palavras de Roth: "Nossa equipe entrou, viu esse suposto paraíso de bebidas grátis e pensou, 'Por que não?'. Sua farra incomodou alguns, especialmente a equipe do Rush."


A história fica mais interessante quando Roth revela um momento curioso entre Eddie Van Halen e Geddy Lee. Ambos estavam sentados juntos, provavelmente discutindo música e a vida, quando Geddy começou a tocar algumas gravações do Rush. Mas a camaradagem deu uma reviravolta quando, possivelmente devido a algum comentário ou gesto, a cerveja de Eddie derramou-se sobre o gravador de fita que Geddy estava usando. Um acidente não intencional que, segundo Roth, se tornou um ponto de discórdia.

Avançando um ano até 1981, em cidade de Las Vegas, desta vez, o Van Halen estava na plateia e o Rush no palco. No entanto, uma mensagem foi transmitida: nenhum membro do Van Halen, incluindo sua equipe, estava autorizado a comparecer ao show do Rush. Roth afirmou: "Absolutamente nenhuma entrada para qualquer pessoa afiliada ao Van Halen."

Anos após o episódio do "gravador de fita", os rumores estavam circulando. Sussurros sugeriam que Geddy Lee estava considerando colaborar com Alex Lifeson e Alex Van Halen para criar um novo grupo de rock. Embora nenhuma palavra oficial tenha confirmado essas especulações, o silêncio dos artistas falava por si.


Pesquisa, Redação e Edição: Carlos Martins

Por Gustavo Maiato

Fonte: Portal | Revista Whiplash

Foto: Reprodução