Deste resultado, 31% garantem que irão realizar compras na celebração

Menos da metade (46,2%) dos brasileiros têm planos de adquirir presentes para o Dia das Mães, de acordo com a pesquisa nacional de intenção de compras da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). Deste resultado, 31% garantem que irão realizar compras na celebração, enquanto 22,8% permanecem indecisos.

O estudo contou com 1.682 entrevistados em todo o país. Em comparação com o mesmo período do ano anterior, foi observada uma diminuição na proporção dos que manifestaram intenção de compra, um leve aumento naqueles que não pretendem comprar presentes e uma elevação na proporção de indecisos.

Do grupo de entrevistados que planejam presentear suas mães, 38,1% pretendem gastar mais do que em 2023, enquanto 34,9% desejam o contrário. No ano passado, a proporção daqueles que querem gastar mais era maior, enquanto a proporção daqueles que não querem gastar mais no Dia das Mães era menor. Em termos do nível de gasto, a grande maioria (75,6%) pretende gastar entre R$ 150 e R$ 300.

A maioria das compras será realizada em pequenos estabelecimentos (45,7%), e os consumidores pretendem dar preferência às compras presenciais em lojas físicas (61,5%). Além disso, a maioria dos entrevistados (66,7%) indicou que não planeja utilizar a antecipação do 13º salário para as compras do Dia das Mães.

Roupas e cosméticos são os itens mais procurados

Os itens de vestuário, calçados e acessórios seguem sendo um dos principais produtos, com 46,6%, porém, seguem bem abaixo do que eram antes da pandemia (80%). Presentes pertencentes à área de beleza, joias e bijuterias continuam sendo lembrados para as mães, com 39,5%, 6,3% e 8,1%, respectivamente.

Houve um aumento nas áreas de móveis, eletrodomésticos e produtos digitais que, juntos, totalizam cerca de 45,1%, em comparação aos 36,2% registrados no ano anterior. Esse crescimento pode ser atribuído, em parte, à redução das taxas de juros em relação ao ano passado. Chocolates ainda mantêm sua popularidade, representando individualmente 14,4% das preferências, mesmo após o período da Páscoa. Juntamente com flores, eles compõem 27,5% das escolhas de presente.


Pesquisa, Redação e Edição: Carlos Martins

Da Redação

Fonte: Portal | Mercado & Consumo

Foto: Reprodução