Gigantes da tecnologia se uniram para criar recurso em seus celulares que ajudarão a perceber rastreios que podem ser de perseguidores
Usuários de iPhone e Android começarão a receber alertas quando houver possibilidade de que um dispositivo bluetooth desconhecido esteja sendo usado para rastreá-los. A decisão de emitir os alertas foi tomada em conjunto na segunda-feira (13) por Apple e Google, conforme informações do TechCrunch.
As duas empresas desenvolveram um recurso padrão para seus sistemas de celular, chamado Detecting Unwanted Location Trackers. A partir de segunda-feira, a Apple apresentará o recurso no iOS 17.5 e o Google o lançará em dispositivos Android 6.0+.
Com seus smartphones atualizados, os usuários vão receber alerta que dizem: “[Item] encontrado em movimento com você”. Esta mensagem vai aparecer quando um dispositivo de rastreamento Bluetooth desconhecido for visto se movendo com eles, independentemente da plataforma com a qual o dispositivo está emparelhado.
A medida é resultado de uma movimentação que se iniciou em maio do ano passado, quando Apple e Google anunciaram que trabalhariam juntos para liderar uma iniciativa em todo o setor para criar uma forma de alertar os usuários no caso de rastreamento indesejado de dispositivos Bluetooth.
Perseguidores que rastrearam pessoas com dispositivos bluetooth motivaram medida de segurança
- As precauções são motivadas por conta de vários casos de rastreadores Bluetooth, como os AirTags da Apple, terem sido usados como forma de perseguição.
- Pouco depois da Apple lançar os AirTags, os usuários aproveitaram o dispositivo como forma de rastrear a localização de itens do dia a dia, como chaves.
- No entanto, a função de rastrear por bluetooth acabou sendo usada por indivíduos mal-intencionados para rastrear pessoas.
Os relatos de perseguição via AirTags motivaram a Apple a criar, em 2021, um aplicativo chamado Tracker Detect, compatível com o Android, para ajudar pessoas que não possuem produtos Apple a identificar AirTags inesperados perto deles.
Empresas de tags bluetooth, como a Chipolo, a Motorola e a Pebblebee, comprometeram-se a tornar suas tags futuras compatíveis com o Detecting Unwanted Location Trackers.
Pesquisa, Redação e Edição: Carlos Martins
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Bruno Ignacio de Lima
Fonte: Portal | Olhar Digital
Foto: Reprodução