A celebração, que ocorrerá no dia 15 de setembro, foi criada para incentivar as vendas em um mês de baixa atividade

Com a edição de 2024 do Dia do Cliente se aproximando, 65% dos consumidores afirmam que pretendem fazer compras na data, de acordo com um estudo realizado pela Mission Brasil, plataforma de serviços recompensados. A celebração, que ocorrerá no dia 15 de setembro, foi criada para incentivar as vendas em um mês de baixa atividade no varejo.

O estudo, realizado com 347 brasileiros pela plataforma, mostra que 45% pretendem adquirir produtos eletrônicos; 30% estão priorizando roupas e acessórios, enquanto 11,5% desejam comprar produtos de beleza e cosméticos. Alimentos e bebidas aparecem na sequência, com 4,5%, e serviços, como academia e salão de beleza, com 2,7%.

“Saber o que motiva, os interesses e as preocupações dos consumidores é fator essencial para que as empresas se antecipem às demandas e ofereçam experiências mais personalizadas e relevantes ao público. A partir dessa compreensão, as marcas podem transformar datas comemorativas em oportunidades de fidelização e, consequentemente, aumentar o faturamento”, afirma Thales Zanussi, fundador e CEO do Mission Brasil.

As compras online também ganham destaque na data. A pesquisa revela que 50,5% dos brasileiros planejam comprar pela internet, enquanto 49,5% preferem ir a uma loja física.


Motivações de compra

Quanto à motivação, 53% dos consumidores afirmaram priorizar a qualidade do produto, enquanto o preço foi apontado por 29% como o segundo maior fator de influência. Promoções e descontos foram mencionados por 7,5% dos entrevistados, enquanto boas avaliações online foram citadas por 5,7%.

O levantamento também avaliou as condições de pagamento preferidas, revelando que 64% dos respondentes preferem pagar à vista. Além disso, 73% manifestaram preferência por descontos em vez de cashback.

Quando questionados sobre os fatores que os levam a comprar um produto ou adquirir um serviço no mesmo estabelecimento, 36% destacaram o atendimento ao cliente como o aspecto mais valorizado. A qualidade do produto (28%), uma experiência de compra positiva (12%) e promoções exclusivas (11%) completam a lista dos fatores mais determinantes.


Pesquisa, Redação e Edição: Carlos Martins

Da Redação

Fonte: Portal | Mercado & Consumo

Foto/Imagem: Reprodução