Os membros do Yes, Steve Howe e Jon Davison, foram citados em um processo alegando que eles "conspiraram" para roubar uma música de um colaborador de longa data.
Os documentos — protocolados no Distrito Central da Califórnia e relatados pela Rolling Stone — afirmam que a música "Dare to Know", do álbum de 2021 da banda, The Quest, é uma cópia de "Reunion", uma faixa gravada em 2012 pelo artista progressivo Riz Story.
Story observou que ele estava em uma banda com Davison e o falecido baterista do Foo Fighters, Taylor Hawkins, nos anos 90, e que ele e Davison continuaram a colaborar ao longo dos anos. Quando o cantor se juntou ao Yes em 2012, Story – cujo nome verdadeiro é Rudolph Zahler – se envolveu com a banda, auxiliando na audição de Davison, trabalhando em material e sendo conectado a um papel de produção que eventualmente não aconteceu.
Sua música “Reunion” foi lançada apenas como parte da trilha sonora do filme A Winter Rose de 2012. Davison, Story afirmou, estava ciente do trabalho e o elogiou.
“O Sr. Davison decidiu simplesmente 'roubar' a música 'Reunion' do Sr. Zahler para o álbum, em vez de obter a permissão do Sr. Zahler”, diz o processo, observando que Davison e Howe “decidiram adicionar letras à música, afixar o nome 'Dare to Know' à música e atribuir crédito exclusivo pela composição ao Sr. Howe”.
Os companheiros de banda do Yes também são acusados de terem “conspirado” para esconder sua violação de direitos autorais ao deixar o nome de Davison fora dos créditos.
Sim, sendo processado 'com o coração pesado'
Foi relatado que uma testemunha especialista determinou que as duas músicas têm uma “similaridade de tom de 96%, o que é extremamente alto”. O especialista disse: “O fato de ambas as músicas apresentarem similaridades melódicas e rítmicas tão fortes, além de também usarem a mesma sequência harmônica distinta, cria uma similaridade muito forte que seria extremamente improvável de ocorrer apenas por acaso”.
Um porta-voz do Yes disse à UCR que "isso é lixo vingativo, difamatório e delirante. Será vigorosamente defendido".
Um porta-voz de Story disse à Rolling Stone : “É com o coração pesado que Riz Story é forçado a processar Stephen Howe, um de seus ídolos musicais de infância, e Jon Davison, seu amigo de longa data. Mas eles não lhe deixaram outra escolha. O Sr. Story confia no sistema legal para fazer justiça nessas circunstâncias difíceis.”
Pesquisa, Redação e Edição: Carlos Martins
Por Martin Kielty
Fonte: Portal | Revista Ultimate Classic Rock
Foto/Imagem: Reprodução