Comissão de engenheiros está reunida na tarde desta segunda-feira, 3, para elaborar um parecer técnico sobre o incidente em que um prédio desabou parcialmente no último sábado, 1º. O encontro é articulado pelo Conselho Regional da Engenharia e Agronomia do Ceará (Crea-CE). Ao longo da última manhã, os técnicos foram até o local e fizeram imagens, entrevistas com condôminos e vistorias na estrutura.
A reunião deve resultar em um documento para subsidiar perícias e outras investigações sobre o caso.
"É prematuro apontar (se houve negligência do proprietário) porque não dá pra entrar no prédio e verificar. Ocorreu reparo em algumas trincas e rachaduras, mas não tenho como precisar se ocorreram problemas desde a construção. O fato é que existe um profissional responsável pelo projeto e por um laudo recentemente elaborado. Ainda não temos esses laudos, mas vamos entrar em contato para conseguir e elaborar um parecer", disse o engenheiro Emanuel Maia Mota, presidente do Crea-CE, durante entrevista à rádio O POVO CBN.
Enquanto isso, ainda cheios de incertezas e dúvidas sobre o futuro do próprio lar, moradores do prédio continuam tentando descobrir o que vai ocorrer com o local onde moravam. Quase 72 horas após o incidente, o prédio se mantém inclinado. Os técnicos do Corpo de Bombeiros do Ceará (CBMCE) consideram o risco de queda como "iminente". Contudo, até agora não há informações oficiais de quando ou como a estrutura será recuperada ou colocada definitivamente abaixo.
Os condôminos calculam que havia ao menos seis carros e quatro motocicletas na garagem. Agora, estimam que todos foram esmagados, assim como o primeiro andar da construção. Os escombros estão espalhados pelo terreno, chegando até a calçada. Há pedaços do prédio sobre casas do entorno. Segundo uma das vizinhas do empreendimento, Ana Gomes, foram os fragmentos das paredes caindo que alertaram a vizinhança. "Houve um primeiro estrondo, depois disso todo mundo correu, os vizinhos gritavam que o prédio estava caindo, todo mundo se afastou", disse.
Pesquisa, Redação e Edição: Carlos Martins
Fonte: Igor Calvacante/Opovo
Foto: Fábio Lima