Teto e paredes rachadas, fios elétricos descascados à vista, piso quebrado, quintal alagado com água de fossa. Esta é a realidade de 90 famílias que vivem em casas casas do Conjunto Santa Rita, no bairro Jangurussu. O Núcleo de Habitação e Moradia da Defensoria Pública do Estado do Ceará (Nuham) esteve na área e emitiu alerta para a possibilidade de colapso na estrutura das moradias. O órgão entregará um laudo técnico às autoridades municipais e à Defesa Civil.
Localizado à beira do antigo aterro sanitário do Jangurussu, a comunidade foi inundada cinco vezes durante a quadra chuvosa. Com as chuvas da última semana em Fortaleza, as residências, já imersas na água suja, encharcam e o risco de desabamento aumentou.
O conjunto Santa Rita tem casas duplex e outras avulsas no entorno. Não há colunas de sustentação nos duplex. O único suporte é o alicerce e as vigas.
Francisca Rayane, 22, vive com a avó numa das residências. “O medo é constante. Com o mau cheiro não dá mais para dormir. É como um dominó empilhado: se cai uma, caem todas", define. As luzes da casa pouco servem. Com os móveis empilhados, só é possível transitar na residência em cima de pedaços de concretos colocados no caminho.
Dona de casa, Kessia Dantas, 37, mora em casa de frente para a avenida Pompílio Gomes. A moradia compartilhada por ela, o esposo e quatro crianças está com o teto comprometido. A cena de ratos circulando no telhado e descendo pelos móveis é comum, segundo a mulher. Também é rotineiro que todos da família tenham problemas de saúde. O cachorro da família fica preso sobre um móvel acima do nível da água para não ter contato com a sujeira.
visita da Defensoria
A comunidade foi visitada pelos defensores públicos Lino Fonteles e Elizabeth Chagas, titulares do Núcleo de Habitação e Moradia, e a engenheira civil da Defensoria, Ticiana Justi. Todos os imóveis vistoriados possuíam rachaduras nas paredes e no teto, infiltrações, além de problemas decorrentes da falta de saneamento básico.
Pesquisa, Redação e Edição: Carlos Martins
Fonte: Ítalo Cosme/Redação O povo
Foto: Deísa Garcêz/Especial O Povo