O Ceará terá 146 projetos em leilão de energia que será realizado nesta sexta-feira, 28, em São Paulo, pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). O leilão de Geração A-4 deste ano tem o objetivo de contratar energia proveniente de novos empreendimentos de geração de fontes hidrelétrica, eólica, solar fotovoltaica e termelétrica a biomassa, com início do suprimento a partir de janeiro de 2023.
O Estado vai participar com 64 projetos de energia eólica e 82 de energia fotovoltaica, com capacidade para 1846 megawatts (MW) e 3165 MG, respectivamente, totalizando 5011 MG de potência instalada.
O leilão será realizado na sede da CCEE, por meio de sistema eletrônico. Serão negociados Contratos de Comercialização em Ambiente Regulado (CCEARs) por quantidade, com prazo de suprimento de 30 anos, para empreendimentos hidrelétricos. Também haverá contratos por disponibilidade, com prazo de suprimento de 20 anos, para usinas a biomassa e contratos por quantidade, com prazo de 20 anos, diferenciados por fontes, para empreendimentos a partir das fontes eólica e solar fotovoltaica.
Ao todo, foram inscritos 1.581 projetos de 20 estados, totalizando 51,2 mil MW de potência instalada.
Pesquisa, Redação e Edição: Carlos Martins
Fonte: Redação Opovo Online
Foto: Camila de Almeida